AS NOVE VIRTUDES




A ancora simboliza a parte estável do nosso ser que nos permite uma calma lucidez perante a vaga de sensações e de sentimentos (Chevalier).



Se procurarmos ao longo dos séculos a sua simbologia apercebemo nos da constância do seu simbolismo, apesar de pequenas "nuances", assim vejamos:



- na navegação do Mediterrâneo, um instrumento ao qual já na Antiguidade foi atribuido o significado de símbolo dos Deuses do mar.



Uma âncora prometia firmeza e segurança; tornou-se portanto imagem da confiança e da esperança.



-Utilizada em imagens tumulares pré-cristãs primordialmente como indicação da profissão e aparecendo em túmulos de marinheiros, nos primórdios do Cristianismo tornou-se, devido à sua forma em cruz, um símbolo camuflado da Redenção. "temos esta esperança como uma âncora segura e firme da alma" Heb 6:19


A barra transversal sob o anel de fixação da amarra sugeria a forma de cruz, que era dissimulada apenas pela parte inferior da âncora.


Nas esculturas cristãs em túmulos, a âncora acha-se frequentemente flanqueada por peixes ou delfins, igualmente figuras de força simbólica.



Como atributo de santos (Clemente de Roma, Nicolau - patrono dos marinheiros, Plácido, João, Nepomuceno, entre outros), a âncora é igualmente utilizada como na arte heráldica, na qual ela determina em especial cidades portuárias.



-O poeta barroco W. F. v. Hohberg (1675) escreveu: "Quando tormenta futura um marinheiro percebe, lança a âncora e se amarra nela. Portanto, quando uma alma se fortalece no consolo divino, a cruz, nem aflição, nem medo podem movê-la".


"In Dicionário Ilustrado dos Símbolos de Hans Biedermann"


-os misticos dirão minha ancora e minha cruz como expressão da vontade de não se deixar levar no turbilhão da natureza sem graça...


E hoje apeteceu-me voltar à simbologia pelo que vos desejo um dia bem ancorado :)


ps: o Parrot veio chamar a atenção para um facto que descurei, que é o levantar da ancora, obrigado amigo.


Aqui fica parte do comentário "... levantar a âncora e não ter medo de sair de buscar novos portos e novos abrigos. Levantar a âncora também significa espírito aventureiro, descoberta, e procura. Ao mesmo tempo é sinal de esperança, de caminho a percorrer..... "